Liderança - o que não está nos livros
Rápida reflexão sobre Liderança
Francisco Rehder
4/23/20253 min ler
Deixando aqui uma reflexão sobre e Liderança; compartilhando um pouco o que eu tenho aprendido. O fato é que recentemente fiz uma grande mudança na minha carreira; um novo cargo de direção; novas responsabilidades; nova cidade; toda a adaptação da minha familia e enfim ... nos últimos 7 meses estou à frente de toda uma operação de uma renomada empresa no setor odontológico, cuidando dos negócios em toda a LATAM. Meu ponto de partida para esse texto é que eu já atuava como gerente em outras empresas há mais de 10 de anos e sempre pensava sobre como seria se eu pudesse fazer as coisas do meu jeito. Tomar as decisões baseado no que eu acreditava ser a coisa certa a se fazer. Minha visão de negócio; minha visão de pessoas; meus valores.
Bom, estou agora nessa posição. Tenho tomado as decisões; tenho errado, tenho acertado, tenho entregado os resultados; mas sobretudo venho aprendendo muito. Entendo cada vez mais o que é Liderança e Comando. Não é fácil e nem simples; mas pela primeira vez me vejo liderando e atuando como eu acredito que meu antigo eu gostaria.
Vou deixar aqui alguns comentários sobre o que na minha visão é liderar; pode ser que ajude outras pessoas; pois me ajuda a entender meu papel nesse exato momento em que as escrevo. Mas pode ser que eu esteja errado também...mas ao menos é a fotografia desse momento. Vamos lá.
1 - A forma como você se comunica é parte da cultura que está sendo gerada ao seu redor. Notícias boas, ruins, notícias difíceis todas devem ser dadas ao passo que a confiança é construída. Às vezes, quando necessário, você tomara decisões impopulares; as vezes é preciso coragem para dizer o que é necessário ser dito, e está tudo bem; alguns irão entender; outros não. Suas palavras importam mais do que você imagina.
2 – Entenda que mesmo quando estiver desmoronando por dentro ou quando você tiver dúvidas. E sim, isso vai acontecer...Você terá que ser a calma durante o caos. Não é sobre ganhar ou perder; não é sobre metas ... é sobre se manter no jogo. Portanto, trabalhe a sua mentalidade infinita.
3 – Escrever o problema de forma clara e elencar possíveis formas de resolvê-lo por si só já terá feito você encontrar a solução. É impressionante o poder que escrever o problema reverbera na solução dele.
4 - Você vai sentir a síndrome do impostor. Acalme-se, o trabalho as vezes evolui mais rápido do que você consegue acompanhar. Entenda seu papel, entenda as pessoas ao seu redor. Você será lembrado por como fez as pessoas se sentirem. Não pelo plano estratégico que entregou. Cuide das pessoas e as pessoas farão o trabalho por acreditarem em você.
5 – Se possível, encontre um mentor. Você está na posição de tomar decisões, mas esse fardo pode ser compartilhado. Ter alguém de confiança; alguém para rebater a bola de tênis (como eu sempre ouço de quem eu tenho como mentor). Encontre alguém que irá refutar sua visão se ela for equivocada e que irá lhe ajudar a trazer equilíbrio às suas ideias e suportar as suas decisões.
6 – Liderar tem a ver com fazer a empresa crescer e ponto; é garantir que o time entregue; o mercado é brutal e não há terapia que irá mudá-lo. Prepare seu time para o mundo real e pode ser que você perca pessoas que lutou para desenvolver. Sim, vai doer, mas é seu papel. Prepare seu time para que eles entendam a responsabilidade de preparar seus sucessores.
7 – Sua familia, seus filhos, sua esposa, todos que te amam também precisam de você. Reflita se você tem falhado com isso, talvez você esteja precisando desses momentos mais do que você imagina. Simples assim.
E por fim, a liderança é como um jardim, onde você planta algo e que precisa cuidar para que ele venha crescer, florescer e gerar frutos. Haverá dias de sol, tempestades, secas ... e como a terra, você vai absorver muitas vezes as emoções que não são só suas. Medo, esgotamento, dúvidas, falhas — a liderança recebe tudo isso. Cuide do jardim...mas sobretudo, lembre-se o jardineiro também precisa de cuidados.