O PMM é um Gerente de Marketing ou Gerente de Produtos?
Pequena reflexão sobre o papel da posição de Gerente de Marketing de Produtos
Francisco Rehder
3/9/20244 min ler
Gerente de Marketing de Produto (PMM) é uma posição que cada vez mais tem ganhado destaque dentro das empresas e depois de já estar há algum tempo nessa posição, somando-se ao fato de que já tive experiências de atuar tanto como Gerente de Marketing quanto Gerente de Produtos, gostaria aqui de deixar uma reflexão que eventualmente pode ajudar tanto os Gerentes de Marketing quanto os Gerentes de Produto a entenderem e se prepararem para essa função, uma vez que novas vagas de PMM são abertas todos os dias, sendo a posição cada vez mais apontanda por especialistas como uma tendência de mercado.
Resumidamente, podemos dizer que o papel de um Product Marketing Manager (Gerente de Marketing de Produto) dentro de uma empresa é o profissional de Marketing que opera dentro do time de Produto. Pode parecer confuso em um primeiro momento e essa confusão acontece todos os dias nos mais diferentes negócios no momento de escrever o escopo de uma vaga onde eventualmente as atividades e responsabilidades de Marketing e Produtos podem se misturar.
Minha experiência, talvez aqui de maneira muito simplista, entende as posições e responsabilidades da seguinte forma: Enquanto um Gerente de Produtos está muito mais ligado ao time de R&D, estando muitas vezes com sua atuação voltada à gestão do desenvolvimento de um novo produto, garantindo a execução dos prazos e o alinhamento com as demais áreas da empresa; o Gerente de Marketing está muito mais ocupado olhando o mercado e muito mais ligado ao time Comercial e de CX para garantir a melhor comunicação da estratégia daquele produto/serviço; o que muitas vezes é brifado pelo Gerente de Produto.
E é nesse contexto que entendo que se enquadra a função de um PMM, ou seja, estamos falando de um profissional que irá desempenhar uma variedade de funções que são críticas para a estratégia de Marketing e o desempenho do Produto e; que não necessariamente se prende aos temas de Produto e também não está amarrado e isolado às demandas de Marketing. Seu papel, é na verdade mais amplo e orientado a todo o ecossistema que envolve a estratégia do produto e sobre como essa estratégia irá gerar resultado para o negócio, onde as estratégias de Marketing são na verdade instrumentos para geração de demanda.
Se você ainda está um pouco confuso, deixo aqui uma visão geral das responsabilidades e do papel desse profissional, compartilhando as etapas do que no meu ponto de vista, fazem parte da construção de um Gerente de Marketing de Produtos.
Entendimento do mercado e do cliente: O Gerente de Marketing de Produtos precisa ter um profundo entendimento do mercado em que o produto está inserido, incluindo concorrentes, tendências, e necessidades dos clientes. Isso envolve análise de dados, pesquisa de mercado e interação direta com os clientes para entender suas dores e desejos. Ir a campo é preciso!
Desenvolvimento de estratégias de posicionamento: Com base no conhecimento do mercado e dos clientes, o Gerente de Marketing de Produtos é responsável por desenvolver estratégias de posicionamento do produto. Isso inclui, estabelecer o correto posicionamento de preço e sua proposta de valor além é claro de identificar os diferenciais do produto em relação à concorrência; criando a melhor forma de comunicar esses diferenciais e direcionar a comunicação ao público-alvo.
Desenvolvimento de mensagens de marketing: O Gerente de Marketing de Produtos precisa criar mensagens de marketing que ressoam com o público-alvo, destacando os benefícios do produto e como ele irá resolver os problemas dos clientes mapeado no perfil de consumidor idela (ICP). Essas mensagens são usadas para construir as campanhas de marketing; devendo ser aplicadas com consistência desde materiais impressos até conteúdo online; gerando frequencia e recorrência na comunicação.
Colaboração com equipes internas: O sucesso de um produto depende da colaboração entre várias equipes dentro da empresa, incluindo não só o time Comercial, mas todas as areas correlatas e inerentes ao sucesso do negócio, como por exemplo, Finanças; Qualidade; Educação Clínica; Suporte e Assistência Técnica. O Gerente de Marketing de Produto atua como o ponto central dessa colaboração, garantindo que todas as equipes estejam alinhadas com a estratégia de marketing e trabalhando em conjunto para atingir os objetivos do produto.
Lançamento de produtos: O Gerente de Marketing de Produtos desempenha um papel fundamental no lançamento de novos produtos no mercado. Isso inclui desde o acompanhamento dos processos regulatórios de registro até o desenvolvimento de planos de lançamento; coordenando as atividades de marketing e garantindo que todas as partes interessadas estejam preparadas para o lançamento.
Análise de desempenho: Após o lançamento, o Gerente de Marketing de Produtos monitora o desempenho do produto no mercado, analisando dados de vendas, feedback dos clientes e outras métricas relevantes. Com base nessa análise, ajustes na estratégia de marketing podem ser feitos para maximizar o sucesso do produto.
E se você está buscando essa posição, deixo aqui também skills que acredito serem fundamentais serem desenvolvidos para uma posição de PMM.
Liderança de Pensamento e Empatia;
Resolução de Problemas e Negociação;
Pensamento Analítico;
Pensamento Estratégico com foco no Ecossistema do Negócio;
Desenvolvimento de Estratégias de Marketing;
Análise de Cenários;
Conhecimentos básicos em temas Financeiros; Regulatórios e Planejamento de Demanda;
Negociação;
Atitude protativa;
Resumindo, o Gerente de Marketing de Produtos desempenha um papel crucial na criação, execução e acompanhamento de qualquer estratégia de produtos e marketing que irão impulsionar o sucesso do produto ou serviço no mercado. Entender os clientes; garantir o correto posicionamento e mensagem bem como a disponbilidade do produto para o mercado colaborando com equipes internas e monitorando os resultados ao longo do tempo fazem parte da jornada desse profissional. Escolhi um canivete Suiço para representar esse artigo, pois sem dúvida para mim essa é a melhor metáfora que personifica essa posição. Um bom canivete Suiço não é barato e sem um Product Marketing Manager eficaz, as chances de sucesso de um produto no mercado podem ser significativamente reduzidas.